sexta-feira, 16 de março de 2012

Bob Daily fala sobre morte de personagem, final de Susan e mais sobre “Desperate Housewives”


CUIDADO! VÁRIOS SPOILERS SOBRE O FIM DA SÉRIE!

Ainda restam cinco episódios de “Desperate Housewives” até o final duplo de 2 horas, mas os fãs disseram um “adeus precoce” a um dos moradores de Wisteria Lane no episódio 16, quando Mike Delfino foi baleado e morto.

Por que Mike é o único a levar um tiro? Como Susan irá lidar com a perda? E o que isso significa para o resto das mulheres? O produtor executivo de “Desperate Housewives”, Bob Daily, conversou com o TV Guide sobre a decisão por trás da grande morte, o comovente funeral e por que nós poderemos não ter visto a última cena de Mike ainda.

Há quanto tempo a morte de Mike foi planejada?
Bob Daily: “Há algum tempo. E eu não consigo acreditar que conseguimos manter esse segredo por tanto tempo. Acho que trouxemos a ideia para o estúdio em Dezembro.”

Por que vocês decidiram matar Mike?
“Eu acho que sabíamos que queríamos outro momento bombástico conforme fomos chegando ao final. Todo mundo já se casou algumas vezes e estávamos fugindo de outros eventos de vida maiores. Nós tivemos um monte de nascimentos. Nós pensamos, ‘acho que a ideia de um dos personagens queridos morrer, seria uma forma brilhante de terminar a temporada’. Queríamos ver as ramificações e como isso afetaria a vida em Wisteria Lane depois. Nós olhamos para todo o elenco em um ponto, apenas tentando ver que personagem faria mais sentido a ter esse destino. Uma das razões por termos escolhido Mike Delfino é o fato de ele ser muito amado pelo público. Pensamos que ia ter um impacto máximo. É fácil demais matar um personagem o qual o público não gosta, ou não tem um vínculo.”

Por que era tão importante essa morte acontecer faltando cinco episódios para a Series Finale, ao contrário do que poderia ter sido, por exemplo, dois episódios antes do final?
“Queríamos ter tempo para a história da Susan, para ver como ela vai lidar com um filho de luto, e uma filha grávida. Como suas amigas vão reagir a isso? Será que vão ficar em torno dela, apoiando-a? Acho que queríamos tempo para examinar essas questões. Acho que se tivéssemos feito isso bem no final, não teríamos tempo de explorar esses problemas. E não queremos deixar Susan com uma ferida aberta no final da série. Nós queremos que o público saiba que ela vai ficar bem. Ela vai ser capaz de lidar com isso. Mais uma vez, esse tempo extra nos permite levá-la nessa jornada, mas trazê-la para fora disso, pelo menos um pouco, até o final.”

James Denton disse que se sentiu mal pela morte de Mike, porque Susan não conseguirá ser engraçada nos episódios finais. Isso foi uma preocupação para os escritores?
“Teri é uma grande atriz dramática, e acho que ela tem feito muito bem as cenas. Mas acho que também estamos encontrando... Pedaços de humor. Para mim, isso é o que ‘Desperate Housewives’ sempre foi: Encontrar momentos obscuros de comédia em uma história de forma dramática, ou encontrar o drama obscuro em uma história na forma de comédia. Acho que estamos mergulhando nossos dedos na água. Nós temos um episódio em que Susan percebe que tem que ser mãe e pai para MJ, então como isso funciona? Ela não está escorregando numa casca de banana, mas estamos tentando encontrar momentos em que ela pode ser mais leve e cômica.”

Você sentiu falta de escrever cenas para Mike nos últimos cinco episódios?
“Sério, quando olhamos para o piloto, a mudança do personagem para Wisteria Lane foi de muitas maneiras, o catalisador. Sua morte nos deu várias ideias de história pra Susan, mas realmente sinto falta de escrever para Mike. Deixe-me dizer uma coisa: Não impediria o retorno dele antes da série acabar.”

Como foi escrever a morte dele, e o funeral?
“Nós fizemos uma reprodução do episódio do funeral, e não foi possível ouvir algumas coisas por conta dos soluços. As cenas são de partir o coração, especialmente ao vermos a reação de MJ. Há um momento de MJ nesse episódio que simplesmente quebra meu coração toda vez que eu vejo. É definitivamente um episódio muito emocionante para todos nós, porque nós amamos o ator e o personagem.”

O criador da série, Marc Cherry, esteve envolvido nesse episódio?
“Ah, com certeza. Essa ideia foi dele. Ele não escreveu, mas está definitivamente envolvido em todas as etapas da história.”

Infelizmente, muita gente ouviu falar da morte de Mike por conta da audiência que Nicollette Sheridan estava promovendo contra Marc Cherry. Quanto você ficou chateado por conta da revelação antes do tempo?
“Nós sabíamos que provavelmente iria acontecer. O fato da informação ter vazado nos matou. Estávamos há dias de distância de o episódio ir ao ar. Mas não ficamos surpresos. Tínhamos sido avisados de que isso provavelmente aconteceria. Você trabalha tanto para manter essas coisas como surpresa. Teria sido legal.”

Como você se decidiu sobre a forma o qual Mike foi assassinado?
“Quando se mudou para Wisteria Lane, Mike era um personagem sombrio e misterioso. Então pensamos: ‘vamos trazê-lo de volta... Aquele cara, nessa temporada’. Além disso, nós gostamos que seu último ato antes de morrer foi salvar Susan, porque ele sempre foi seu protetor. Em vez de ter um ataque cardíaco durante o sono, nós pensamos: ‘Vamos dar um final heroico a ele’, e também, é melhor para um ator sair de cena em um momento de glória, com sangue e esse tipo de coisa. É nosso presente de despedida para Jamie (James).”

Como Susan vai lidar com a consequência da morte dele?
“Acho que ela está muito devastada. Tem muito em seu prato agora. Ela tem uma filha grávida, e tem que lidar com um filho que é muito jovem. Ela está definitivamente arrasada, e nós não vamos tentar fazê-la seguir em frente rapidamente. Estamos tentando fazer com que isso pareça real. Mesmo estando prestes a sair do ar, vai levar um longo tempo até Susan voltar a ser ela mesma novamente.”

Susan não vai ter um final feliz?
“Não, eu acho que não. Como eu disse, vamos ver isso até o nascimento da neta. Acho que o melhor que podemos fazer é encontrar momentos doces.”

Julie vai mudar de ideia a respeito de ficar com o bebê depois da tragédia?
“É possível.”

Como a morte de Mike vai afetar os outros moradores de Wisteria Lane?
“Vocês vão ver no próximo episódio que essa morte vai fazer Carlos repensar sua vida um pouco mais. Ver seu melhor amigo morrer o faz fazer um balanço de sua vida – como ele sempre faz. Sobre o episódio do funeral, estamos fazendo um ato pelo personagem. O evento da morte de Mike faz com que os personagens reexaminem suas vidas e enxerguem o lugar onde eles estão agora. Todos eles vão fazer grandes decisões no decorrer do episódio.”

Nesse último episódio, Carlos e Gaby entraram em conflito sobre o que vem por aí para eles. Será que a morte de Mike irá reuni-los ou fazê-los ficarem ainda mais afastados?
“A morte de Mike vai fazer com que Carlos e Gaby tomem grandes decisões para suas vidas, grandes mudanças, sobre onde eles estão indo no futuro.”

O que você pode dizer sobre Tom e Lynette após a notícia de que Jane vai morar com ele?
“Eu acho que Lynette também vai reavaliar a vida após a morte de Mike.”

O episódio “Women and Death” (8x17) vai ao ar neste domingo, 18 de Março, às 22h. Fiquem ligados para novas informações!

TRADUÇÃO: DESPERATE BRASIL

13 comentários:

  1. Odiei terem matado o Mike, acabou a série pra mim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa fiquei muito brava de Mike Delfino morrer, acabou a graça da série, o casal mais legal!

      Excluir
  2. Não acredito que Mike morreu 😭😭😭

    ResponderExcluir
  3. também não gostei, mesmo sendo ficção fiquei muito sentida.

    ResponderExcluir
  4. Foi desnecessária a morte de Mike praticamente no final da série
    Não gostei

    ResponderExcluir
  5. Foi desnecessária a morte de Mike praticamente no final da série Não gostei

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores personagens, desnecessário sua morte...

    ResponderExcluir
  7. Não vejo sentido algum no que este produtor falou, a morte do Mike pareceu totalmente forçada e fora de contexto. E em 5 episódios não deu tempo de desenvolver nenhuma narrativa pra Susan. Todo mundo ficou bem e ela terminou de luto...

    ResponderExcluir
  8. A morte do Mike destruiu tudo o que havia de bom na série, cara legal ,bom pai,bom marido!
    Não gostei

    ResponderExcluir
  9. Acabei a série nesse exato momento .. parece que estou de luto ��

    ResponderExcluir
  10. Terminando a série agora. Que morte desnecessária! Entra um personagem novo trazendo vários problemas e quem morre e um personagem antigo? A Série é boa, mas tem muitas coisas sem explicação, sem lógica e as vezes até coisas forçadas demais. A Série decaiu muito com a saída Edie e terminou ruim com a morte do Mike. 6/10

    ResponderExcluir